RESIDÊNCIA BRISES AMARELOS

O ponto de partida.

Quero dividir com vocês um pouco da rotina deste projeto.

Quando iniciamos um novo trabalho é imprescindível entender o terreno e seu entorno, suas diretrizes e é claro, as questões climáticas.
A primeira delas é uma das mais determinantes, e ignora-la compromete todo conforto térmico e aumenta o consumo de energia elétrica. Estou falando do posicionamento solar.
Neste caso a fachada principal está completamente voltada ao norte, sendo assim, sacadas e grandes aberturas são desaconselhadas, pois a palavra chave aqui é proteção, e à radiação direta não é bem vinda.Sustentabilidade, brises, paredes duplas, jardins verticais, e até telhado com grama são as inspirações.

Minimalismo

Além de moderno o conceito minimalista se adequa bem a esta situação, e proporciona privacidade a construções em condomínios que impedem fechamentos frontais.
Por outro lado a vista interna voltada ao sul e um prato cheio a criar um ambientes completo ao bem-estar da família. Clima ameno com sombra a maior parte do ano. Sacadas e grandes portas de vidros são permitidas e ajudam a voltar as atenções a área de lazer que está posicionada no coração da casa, e faz deste ambiente mais um ponto de integração entre estar, jantar e cozinha.

Falando em integração este é o lema da distribuição interna, no térreo o protagonismo e dividido entre jantar e lazer, ideal para quem gosta de receber amigos, conta ainda com um estar confortável e cozinha com ilha e ainda tem saída direta para o deck da piscina, criando o espaço gourmet externo. No pavimento superior e o home theater que faz está ponte, e e liga as três suítes ao ambiente familiar.

ENTENDA CADA DETALHE CLICANDO NOS PONTOS↓ DA IMAGEM ABAIXO:

Tecnologia e materiais

No primeiro momento a ideia de telhado verde pode assustar, mais atualmente encontramos no mercado sistema prontos para esta solução. Entre as vantagens de substituir telhas por grama podemos destacar o conforto térmico dos ambientes internos que podem diminuir em até 7,5ºC.

Os brises amarelos dispensam apresentações e apesar de serem o destaque da fachada, sua função é proteger a parede da suíte principal da radiação direta. Predomino do branco em quase toda a edificação, abre espaço apenas ao concreto das vigas e laje nervurada aparente na garagem. O jardim vertical no térreo tem o mesmo papel do brise, só que neste caso compõem com o grande gramado e facilita a manutenção, que no pavimento superior acarretaria em custo mais elevado. O piso do deck traz a beleza da madeira e a praticidade do porcelanato, hoje cada vez mais realistas. A piscina fecha a composição com um azul turquesa e bordas brancas.

Como podem ver, são as condicionantes que imprimem as características técnicas e funcionais do projeto, e nada deve ser feito de forma gratuita. O papel do arquiteto está em conciliar soluções criativas, sustentáveis e estéticas, sempre buscando o conforto e economia de seu cliente.

Espero ter ajudado com esse artigo. Nós da Assef & Soares, ficaremos muito felizes em recebê-los em nosso escritório para conversar sobre o seu projeto. Conheça mais sobre nosso trabalho clicando no banner abaixo. Um grande abraço

Deixe uma resposta