Olá queridos, como prometido, esta é a segunda parte da campanha: A JORNADA. E falarei sobre a concretagem das fundações, que é a base de tudo, o alicerce do edifício.

Também vou citar as adversidades encontradas, as decisões que tive que tomar e a razão delas, para que vocês possam entender como um arquiteto pensa e os critérios que ele utiliza. Vamos lá!

O INÍCIO – Concretagem das Fundações

Primeiramente temos que analisar o solo a ser trabalhado, pois a sua consistência definirá o tipo de abordagem a ser utilizada. Fazemos isso dispondo de uma sonda, que é introduzida no centro do terreno, ela coletará todas as informações necessárias e nos mostrará qual a fundação mais indicada para aquele tipo de solo. O processo é conhecido como “Sondagem a Percussão”.

No terreno em questão, todos os fatores foram favoráveis. O solo era ideal para o tipo de projeto que tínhamos. As fundações utilizadas foram de tamanho padrão, todas com perfuração de 1,60m de profundidade. Não tivemos problemas com desnível de aterro, o que foi ótimo, pois além de reduzir os gastos, também propiciou ganho de tempo para o término dessa etapa.

A única dificuldade encontrada nesta obra, foi a dimensão do terreno, todavia, utilizando da minha experiência, consegui adaptar o sonho do cliente com as limitações físicas do lote.

Conhecendo melhor…

Abaixo temos um vídeo, mostrando com detalhes o terreno, as fundações e as sapatas (termo utilizado para a estrutura de concreto que serve de “calço” para as vigas/fundações).

Clique aqui e saiba mais sobre essa campanha que, de forma simples e bem explicativa, mostra o passo passo de uma obra desde as suas fundações.

Por hoje é isso, espero que tenham gostado. No próximo passo dessa jornada, falaremos sobre: Lajes e Escoras.

Continue nos acompanhando, e veja como as tomadas de decisões do dia a dia de uma obra parecem simples, mas não são. Um pequeno erro pode acarretar no desperdício de material, tempo e mão de obra. Mas estou disposta a dividir com vocês minha expertise.

Qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo, ficarei feliz em lhe ajudar.

Até a próxima!

Deixe uma resposta