Tendência que vem crescendo a cada ano, a cozinha passou de um simples ambiente residencial para um local marcante de uma família. Esse ambiente vem acompanhando novos comportamentos e conquistando diferentes significados de usos e costumes, acrescentando ao prático apelo funcional um ponto de encontro, local de reuniões para família e amigos, enriquecidos pelo interesse e descoberta da gastronomia.

02

Essa sugestão da cozinha integrada a sala de jantar é a melhor maneira de aproveitar a metragem sem desperdício de circulação, e a intenção desse projeto foi a integração, para uma família de 05 pessoas que adoram cozinhar e receber amigos.

03

Para melhor aproveitamento e disposição dos utensílios de cozinha, uma solução são os móveis planejados, pois aproveitam cada centímetro e auxiliam na otimização do espaço. A bancada inferior deve está de 15 a 20 cm de altura do chão, preservando e evitando o contato de água ou algum objeto que possa danificar o móvel, facilitando a limpeza e funcionalismo. A bancada da pia deve ser finalizada de 90 cm a 1 m de altura. Os módulos superiores em média devem estar a 60 cm acima da bancada, na altura dos olhos, facilitando a visualização dentro do armário (aproximadamente 1,50m do piso – esta medida pode variar em função do projeto e da altura dos moradores), sem esquecer os elementos essenciais como os eletrodomésticos que por serem maiores, devem ser organizados de maneira técnica e harmônica.

04

O ideal na hora de distribuir os elementos da sua cozinha, é que se obedeça à regra do “triângulo do trabalho”, que facilita a circulação e os movimentos do cômodo.

Cada extremidade do triangulo corresponde a uma função:

  • Área de armazenamento (Geladeira / Armários)
  • Área de cocção e preparo (Fogão / Bancadas)
  • Área de Higienização (Pia)

05

O funcionamento de uma cozinha está relacionado ao uso da pia, pois ela se encontra no vértice de um triangulo imaginário, o fogão e a geladeira ficam entre os outros dois vértices.

É importante visualizarmos o triangulo no ambiente da cozinha para dispormos da melhor forma as áreas de maior fluxo de movimentos.

Considerando que toda regra tem exceção, para uma cozinha linear é inviável seguir as funções do triangulo do trabalho.

00
Foto: designblogspot

Dicas de disposição dos elementos:

  • Evitar que a geladeira seja colocada diretamente ao lado do fogão ou cooktop, porque o calor pode prejudicar o seu funcionamento.
  • Algumas marcas de geladeiras têm portas reversíveis, sendo possível inverter o lado da abertura, isso não deve ser um obstáculo para o projeto.
  • Deixar um espaço livre em torno da geladeira para permitir a circulação de ar, o mesmo se usa para fogão, forno de embutir e micro-ondas.

É importante definir em conjunto os eletrodomésticos e os móveis planejados de uma cozinha, evitando assim, qualquer tipo de limitação para o uso de ambos.

06

Imagens da cozinha antes da proposta de reforma aprovada pela cliente.

07

08

09

Mãos a obra e até o próximo post!!!

hilla-logo

Deixe uma resposta