Oi gente, tudo bem?

Você sabia que nascemos preparados para nos adaptar ao nosso meio ambiente? E a maneira como nosso cérebro irá aprender a fazer isso é criada durante a primeira infância!

Pois é, levando isso em consideração, vou explicar a você o método de ensino Montessoriano. Já conhecia? Não? Sério? (risos) Fica tranquilo que estou aqui para tirar todas e quaisquer dúvidas, ok?

Vamos lá…

O Método Montessori é um modelo educacional desenvolvido pela médica e educadora Maria Montessori. De acordo com a educadora, o ponto mais importante do método é, nem tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo.

Com isso, foram desenvolvidos seis pilares educacionais Montessorianos, que são:

  • Autoeducação
  • Educação como ciência
  • Educação Cósmica
  • Ambiente Preparado
  • Adulto Preparado
  • Criança Equilibrada

Autoeducação: é a capacidade inata da criança para aprender. Por desejar absorver todo o mundo a sua volta e compreendê-lo, a criança o explora, investiga e o pesquisa.

Educação como Ciência: é a maneira de compreender a criança e o fenômeno educativo. Utiliza-se o método científico de observações, hipóteses e teorias para entender a melhor forma de ensinar cada criança e para verificar a eficácia do seu trabalho no dia a dia.

Educação Cósmica: é a melhor forma de auxiliar a criança a compreender o mundo. De acordo com este princípio, o educador deve levar o conhecimento à criança de forma organizada – cosmos significa “ordem”.

Ambiente Preparado: mobília de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento para a livre utilização da criança.

Adulto preparado: com o objetivo de guiar a criança em seu desabrochar, de forma que este se dê nas melhores condições possíveis.

Criança equilibrada: dar espaço ao desenvolvimento natural da mesma, para esta, expressar as características que lhe são inatas, como por exemplo, o amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem.

Abaixo consigo demonstrar o item Ambiente preparado, onde o quarto da criança é montado utilizando o método.

O quarto deve oferecer elementos – posicionados na altura da criança – que estimulem o desenvolvimento e a autonomia de forma segura, para que ela se sinta a vontade para explorar o espaço. Por isso, ao invés de dispor de camas altas, usamos colchões no chão, que oferecem maior liberdade para os pequenos, que podem deitar e levantar quando quiserem. Enquanto que os brinquedos devem estar dispostos de forma que a criança possa pegá-los à vontade.

Outros elementos importantes na composição do ambiente montessoriano:

Espelho – Para que seu baby possa se reconhecer, ele deve ser colado em uma placa de MDF ou madeira e preso a parede para evitar que, se quebrar, os pedaços se soltem e machuquem a criança. Ok?

Barra afixada na parede – O objetivo é facilitar que a criança fique em pé e comece a andar.

Tapete – Para proporcionar experiências sensoriais para os bebês e delimitar o espaço de brincadeiras para os maiores.

Armário baixo – Armazene neste espaço poucas opções de roupas para que a criança possa escolher com facilidade.

Você sabia que…

Montessori é conhecido mundialmente por ter sido o método de ensino de grandes personalidades que mudaram a história para sempre por sua inventividade, criatividade, inovação e sensibilidade?

Sabia que temos alguns gênios e celebridades de hoje que afirmam que a pedagogia montessori foi um diferencial em suas vidas?

Não?

Então se prepare que vou citar apenas 5 de uma lista de outros grandes nomes.

Vamos lá…

  • Larry Page e Sergey Brin, Cofundadores do Google
  • Jeffrey Bezos, Fundador da Amazon
  • Mark Zuckerberg – Fundador do Facebook
  • Bill Gates, Fundador da Microsoft
  • Príncipe William e Príncipe Harry, Membros da Família Real da Inglaterra

Em meio a uma lista extensa de alguns gênios montessorianos, vou relatar rapidamente a história de um deles, o multibilionário, Fundador da Microsoft, Bill Gates.

Bill Gates nasceu na cidade de Seatlle, nos Estados Unidos, no dia 28 de outubro de 1955. Ainda bem jovem ele se transformaria em um dos mais bem-sucedidos empreendedores, ativista em prol de uma vivência humana mais saudável, escritor e, acima de tudo, o fundador, ao lado do amigo e parceiro empresarial Paul Allen, da Microsoft, a mais importante e popular empresa produtora de software de todo o Planeta. Ele foi um dos desbravadores no campo da criação de um produto que subverteria o modo de vida no mundo moderno, o Computador Pessoal ou PC.
O famoso mentor do universo da computação foi criado em uma família de classe média; ele era filho de um advogado, William H. Gates, e de Mary Maxwell Gates, professora universitária e gestora de bancos. Bill e suas irmãs estudaram nas escolas privadas de melhor qualidade da cidade, e uma dessas escolas era de ensino Montessori.

E aí, gostou?

Consegue ver seu filho como um gênio no futuro?

O método consegue dar uma autoeducação ao seu filho fantástica! No Brasil já existem diversas escolas desse gênero, onde cada vez mais, os pais prezam por essa independência. Afinal, nós, enquanto pais ou futuros pais, criamos os filhos para enfrentarem as adversidades do mundo, correto? Então, nada melhor que deixá-los voar mais preparados para esse mundão.

Clique aqui e baixe um Ebook completo sobre o método montessoriano.

Espero que tenham gostado.
Estamos sempre à disposição, com novas ideias e conceitos para você.

Até o próximo post!

Deixe uma resposta